⇚ На страницу книги

Читать O Livro do Profeta Zacarias – um comentário científico sobre o texto

Шрифт
Интервал

O comentário científico é fornecido entre parênteses após cada versículo.

Capítulo 1

1 No oitavo mês, no segundo ano de Dario, a palavra do Senhor veio a Zacarias, filho de Baraquias, filho de Adda, o profeta: (Sugestão verbal de um hipnotizador judeu. O profeta Zacarias começou sua atividade no segundo ano do reinado de Dario (520 aC). AC), ou seja, foi contemporâneo do profeta Ageu. No livro que chegou até nós, em homenagem a Zacarias, apenas a primeira parte pertence à pena de Zacarias, ou Protozacarias (capítulos 1-8) A segunda parte do livro (capítulos 9-14) é uma coleção de várias profecias, pronunciadas em diferentes épocas e coletadas e revisadas na era helenística (séculos III-II aC). Geralmente são designados como capítulos de Deuteronômio).

2 O Senhor ficou irado com seus pais com grande raiva, (O motivo da raiva é o afastamento da “verdadeira” religião. Yahweh está irado como uma pessoa comum).

3 E lhes dirás: Assim diz o Senhor dos exércitos: Voltai-vos para mim, diz o Senhor dos exércitos, e voltarei para vós, diz o Senhor dos exércitos. (Os sacerdotes do Judaísmo, através de seus profetas, “transmitiram” aos judeus comuns o que era benéfico para eles – para atrair os judeus por qualquer meio e torná-los seus escravos mudos).

4 Não sejais como vossos pais, a quem os antigos profetas chamaram antes, dizendo: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Afastai-vos dos vossos maus caminhos e das vossas más ações”. mas eles não obedeceram e não me deram ouvidos, diz o Senhor. (Isso significa que o chamado “Senhor dos Exércitos” não sabia que isso iria acontecer e, se soubesse, encenou um espetáculo performático).

5 Onde estão seus pais? e os profetas viverão para sempre? (Pergunta sobre pais e profetas infiéis).

6 Mas as minhas palavras e os meus decretos, que ordenei aos meus servos, os profetas, não compreenderam vossos pais? e eles se viraram e disseram: “Assim como o Senhor dos Exércitos decidiu tratar conosco de acordo com os nossos caminhos e de acordo com as nossas ações, assim ele fez conosco.” (Regra do talião. Os sacerdotes do Judaísmo consideravam seus profetas escravos).

7 No vigésimo quarto dia do décimo primeiro mês, este é o mês de Shevat, no segundo ano de Dario, veio a palavra do Senhor a Zacarias, filho de Baraquias, filho de Adda, o profeta: (Esta é Fevereiro de 519 aC Os sacerdotes inspiram com a palavra).

8 Eu vi à noite: eis que um homem montado em um cavalo vermelho está parado entre as murtas, que estão em uma depressão, e atrás dele estão cavalos vermelhos, malhados e brancos – (Myrtle é um gênero de arbustos perenes e árvores do família da murta. Os cavalos simbolizam uma certa mensagem. O original diz: não em um cavalo vermelho, mas em um cavalo vermelho. Como Ageu, Zacarias aparentemente percebeu os acontecimentos turbulentos dos primeiros dois anos do reinado de Dario como indicações seguras da aproximação de o “último dia” e o advento do reino messiânico. Mas por volta de 519 a.C., Dario conseguiu restaurar a calma na maior parte de seu poder e lidar com revoltas. Ecos desses eventos já podem ser vistos na primeira profecia de Zacarias).

9 E eu disse: Quem são eles, meu senhor? E o anjo que falou comigo me disse: vou te mostrar quem eles são. (Mensageiro dos sacerdotes – o anjo explica ao profeta o que isso significa).